domingo, março 29, 2009

Leite Derramado (2)

O mais recente livro de Chico Buarque, que tivemos o prazer de anunciar aqui, tem um site. Pode ler-se o primeiro capítulo do livro, informações sobre o autor e outros livros que publicou e ainda ler opiniões dos leitores e destaques da imprensa. Está tudo aqui.

quarta-feira, março 25, 2009

Receita de Leitura (13) - Especial Dia Mundial da Poesia

Dose de Amostra

À NOITE SER [MATERIAIS PARA...]

dedos quietos que crescem
pele nua
brincadeiras como o amor
pêndulo solto de sonhos
lógicas sacudidas
olhar de só-assim
modos de chegar como sementes
manobras de artesão contra o ego
desafio do «eu»
nudez de pele
de mãos
e (sob os teus olhos)
invenção de um sólido espanador de tristezas.


Ondjaki, (2009), Materiais para confecção de um espanador de tristezas, Lisboa, Caminho.


Composição
Matérias para confecção de um espanador de tristezas é o livro mais recente do jovem escritor angolano, Ondjaki, e apresenta-nos uma colectânea de poemas escritos entre 2002 e 2003, com uma imagética poderosa e aroma de paragens distantes e exóticas onde a natureza é soberana.

Indicações
Este livro está recomendado aos amantes de poesia em geral. Os apreciadores de prosa poética observaram francas melhoras com este pequeno livro. Indivíduos imaginativos e com almas nómadas sentiram um efeito redobrado de bem-estar ao viajar não só através da beleza e doçura das palavras mas também por lugares ensolarados com rios soberbos e memórias fantásticas.

Precauções
Materiais para confecção de um espanador de tristezas está altamente desaconselhado aos leitores conservadores da língua portuguesa e de formas tradicionais de poesia plenas de métricas e esquemas rimáticos. Se der por si com a pulsação acelerada e o humor alterado ao descobrir a quase ausência de rimas e uma linguagem singular deve descontinuar a leitura de imediato ou abstrair-se de que está a ler um livro de poesia. Caso o consiga, irá experimentar um alívio imediato pelo prazer da leitura sem rótulos ou géneros literários. Pontualmente registaram-se casos de indivíduos acometidos pelo desejo incontrolável de partir. Se começar a ouvir uma chuva silenciosa ou a procurar gambozinos, deixe apenas a alma voar ao encontro das paisagens do livro.

Posologia
A leitura não produz efeitos adversos. Ler faz bem às maleitas do espírito e combate a tristeza. Aproveite este Espanador para limpar as agruras que se acumulam nas estantes do dia-a-dia ou comece a confeccionar o seu próprio espanador de tristezas.

sábado, março 21, 2009

Dia Mundial da Poesia

AS MÃOS

se os dedos forem as asas da mão
se a expressão dos dedos
inexplicar o gesto da mão
se o gesto for obra esculpida
sob o suor salgado
dos dedos
e esses dedos
forem asas de outra mão
eu posso ficar preso
num poema
de curto esvoaçar
mas a mão
os dedos e os gestos
hão-de sempre
saber
voar.

Ondjaki, Materiais para confecção de um espanador de tristezas

quarta-feira, março 18, 2009

Leite Derramado (1)


Depois do êxito de Budapeste, Chico Buarque publica, no fim deste mês de Março, Leite Derramado. O livro tem cerca de 200 páginas e será publicado pela Companhia das Letras. Esperemos que a edição portuguesa não demore muito para que os fãs de Chico possam ler o livro rapidamente. Resta-nos desejar que o livro seja tão bom como Budapeste.

quarta-feira, março 11, 2009

O livreiro e as estórias

O blogue da Livraria Pó dos Livros, em Lisboa, é muito mais do um blogue de divulgação da livraria, é um sítio onde se contam estórias, as aventuras do quotidiano entregue aos livros. Segui com atenção a saga do ladrão de poesia e hoje encantei-me com este post do tempo em que se liam livros. Vale a pena todas as visitas virtuais ou reais.

ilustração: Carl Spitzweg, "The Bookworm"

quarta-feira, março 04, 2009

Materiais para a confecção de um espanador de tristezas


Sobre o mais recente livro de poesia de Ondjaki diz-nos Paulinho Assunção:

Você pode imaginar uma esquina do mundo onde Ondjaki encontra Manoel de Barros, Luandino Vieira, Guimarães Rosa, Adélia Prado, Raduan Nassar. Você pode também imaginar que essa esquina fica em Luanda, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Lisboa ou Campo Grande. Você também pode imaginar o que eu imagino ao ler este novo livro de Ondjaki. É um livro que tem um jeito de apalpar a língua como quem apalpa o dorso de um rio. Ou tem um jeito de escrever as palavras da língua como quem rumoreja sussurros para não assustá-las. E acho que o Ondjaki não tem medo de trazer para o seu livro os seus afetos todos literários. E faz bem o Ondjaki não ter medo disso porque é uma coisa muito bocó a gente esconder os afetos & as dívidas & os tributos aos que, também, como Ondjaki, gostam e gostaram de apalpar a polpa da língua como quem apalpa o dorso de uma fruta.

A não perder!