terça-feira, março 06, 2007

Parabéns, Gabo!

Hoje estamos aqui para felicitar Gabriel García Márquez. O Patriarca entrou no seu Outono e comemora 80 anos de vida. Nascido na Colômbia, em 1927, em Aracataca, onde se terá inspirado para escrever alguns dos seus romances, Gabriel García Márquez é o nome mais emblemático do realismo mágico e autor de uma obra ímpar reconhecida pela Academia Sueca em 1982. Assume-se como caribenho, uma identidade mais vasta do que as fronteiras físicas podem impor e que o caracteriza inequivocamente.
Este ano de 2007 será um ano pleno de datas comemorativas para Gabo, assim é carinhosamente conhecido no mundo hispânico e fora dele. Comemorar-se-ão vinte e cinco anos de lhe ter sido atribuído o Prémio Nobel da Literatura e, em Junho, quarenta anos terão decorrido sobre a publicação do romance, Cem Anos de Solidão, talvez o mais conhecido de toda a sua obra.
Diagnosticado com cancro em 1999, Gabo começou a escrever as suas memórias, publicadas em 2003, Viver para Contá-la, e publicou posteriormente, em 2004, uma novela, Memórias das minhas Putas Tristes, a história de uma ancião a braços com a solidão e o amor. Olhos de Cão Azul é o último livro recentemente publicado no nosso país. O seu 80º aniversário foi amplamente celebrado no mundo latino.