sábado, julho 28, 2007

Estação Pateta

Cara Silly Season,

Portuguesmente falando, és apenas a Época Pateta. O nome inglês soa melhor, a retinir campainhas, a sibilar de assobios, a festa de guizos. Estrila muito mas significa pouco. Não tenho nada contra as guizalhadas, embora não seja um praticante entusiasta. Mas contra as carneiradas, tenho. Cresci numa saudável rebeldia contra o conformismo. Ora tu, Estação Tonta, és o exemplo mais acabado, retinto, e rebaixado desta tirania do banal que põe todos a dançar ao toque da mesma caixa. Sob a tua aura e protecção campeiam os estagiários de jornalismo, os militantes da chalaça, os bobos de ocasião. E vá de perguntinhas, e vá de expedientezinhos, e vá de entreter o pagode que só quer é rir, à torreira do sol, a sacudir a areia do croquete, enquanto as crianças chilreiam na praia. Pobre enfeitada Sazão Foleira, vê se percebes que, apesar do lastro de alarvidade que a tua teimosia quer preservar, já vai havendo muitos cidadãos que não têm pachorra para sandices.

Mário de Carvalho in "Visão" nº751, 26 de Julho de 2007


Mário de Carvalho foi recentemente galardoado pelo romance Um Deus passeando pela brisa da tarde. Um escritor a ler nas férias, por exemplo, ou quando regressarmos à escola, mas definitivamente a ler! Os livros? No sítio do costume, aqui na nossa Biblioteca/Centro de Recursos.

foto: da notícia (Público online)

sexta-feira, julho 13, 2007

A banhos?


Nada disso! Embora não nos importássemos de estar a banhos numa praia paradisíaca a sul e com o sotaque doce da nossa língua, eu e o De mês em quando estamos por cá os dois e assim vamos continuar, até porque esta é a forma de alunos, professores e funcionários não perderem o contacto com a nossa Biblioteca/ Centro de Recursos que, adianto para contar, foi visitado por um grupo em formação. Mas disso darei conta mais tarde... Vão estando atentos.
E serve isto tudo para dizer que, embora com menos frequência do que durante o tempo de aulas, aqui estaremos para dar notícias e aqui estamos para desejar boas férias a quem já está a gozá-las.

foto: (minha) Trancoso, Bahia, Brasil

sábado, julho 07, 2007

Live Earth

E porque nem tudo são livros e leituras hoje deixo aqui uma palavra especial a propósito do Live Earth. Numa iniciativa conjunta de vários países, irão ter lugar concertos em vários locais do planeta tão díspares com Inglaterra e Japão, Brasil e Austrália, para sensibilização sobre questões ambientais como o aquecimento global e as alterações climatéricas, consequências inequívocas da inconsciência e irresponsabilidade de todos nós. Aqui fica a mensagem: está nas nossas mãos parar com a destruição ambiental.


Mais sobre o Live Earth


Imagem daqui