sexta-feira, dezembro 14, 2007

Natal na Moldávia

A República da Moldávia tem as suas tradições muito variadas, ricas e originais, as mais interessantes são relativas aos feriados de Inverno.
Na Moldávia, os ortodoxos reúnem-se para celebrar o dia de Natal no dia 7 de Janeiro, enquanto os católicos celebram o Nascimento de Cristo nos dias 24-25 de Dezembro. No dia 7 de Janeiro fazemos um jantar diferente, trocando presentes entre as pessoas mais queridas e mais próximas da família. A árvore de Natal, que simboliza para nós a vida e saúde, também está presente nas casas. Normalmente é uma árvore natural.
Na noite do Fim do Ano, no dia 31 de Dezembro, reúne-se, por fim, toda a família e os amigos para comemorar a passagem do Ano. Nesta noite temos uma tradição especial onde as crianças andam nas casas das pessoas (vizinhos) a cantar "pluguşorul", o canto especial para Ano Novo a desejar às pessoas muita saúde e felicidades para o ano novo que está a chegar, às vezes usando a campainha e, em troca, recebendo doces e dinheiro.
Também temos o Avô Gelo (Moş Crăciun), que simboliza o Inverno e a velhice do ano que está a acabar. É ele que "deixa" os presentes para todos membros da família, com especial atenção as crianças. Há pessoas que se vestem de Avô Gelo. À meia-noite há fogo de artifício e as pessoas brindam ao Ano Novo.
O Ano Novo e o Natal são muito diferentes na Moldávia. Faz muito frio, chega aos 25-30° abaixo de zero, e fica tudo branquinho por causa da neve.
Como há muitos moldavos em Portugal e como estão a habituar-se a uma cultura diferente, passam cá dois Natais: um Natal português e outro moldavo.


Cristina Martnos
12º I

7 comentários:

Anónimo disse...

Ola!
Gostei de ler o teu texto. Eu próprio nasci na Moldávia mas vivo cá há muito tempo por isso há algumas coisas que já não me lembro :p

Estou a tentar fazer uma apresentação para o projecto Web2class na minha escola, com o mesmo tema e o teu texto foi uma ajuda preciosa, obrigado! :)

Unknown disse...

ola cristina, sou moldava e fico contente por ver que, apesar de estarmos cá um portugal ha tantos anos, não esquecemos as nossas origens. tenho que admitir que as vezes se torna dificil falar moldavo e há coisas q nao percebo, mas nunca esqueci as minhas origens!
gostei muito do teu texto! q saudades da neve!!!
craciun fericit tie si la ai tei!
pupici

WMO disse...

Valeu pela informação importante. Ajudou muito no trabalho da escola.

;D

Inês disse...

A quem é Moldávo, preciso de fazer um trabalho sobre o país e não consigo encontrar algumas informações importantes... será que alguém me podia dizer os hábitos e tradições na Moldávia?

Unknown disse...

Ajsjshshzuduzuzseyzwuudujxkejdmekek ndjdkejnsjejsnwndnrnrj

cristian disse...

Bom, algo de errado não esta certo aqui....

A gente nunca troca prendas lá em Moldávia no dia 7 Jan. Nós trocamos a prendas na virada do ano, tens de corrigir, do resto acho que podia ser melhor explicado

cristian disse...

Ah e também não existe (Avô Gelo) em Portugal hahahaha

Mas sim Pai Natal kkk