quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Receita de leitura (4)

Dose de Amostra

Escrevo num computador instalado num móvel polido que tem uma prateleira que se puxa. Muito vulgarizados, tais móveis podem encontrar-se em qualquer loja informática das grandes. Menciono este dado pessoal porque ele estabelece o cenário de desconfortáveis ocorrências, há pouco mais duma hora, aqui no meu escritório. Possuir um móvel destes não é coisa de que alguém se gabe, e eu preferiria ocultar o facto, se não fosse necessário confessá-lo.
Estava a premir a tecla F 11, quando um homenzinho magro, de fato escuro completo e chapéu fora de moda emergiu atrás do teclado e começou a fazer esforços para se içar para o tampo superior, onde se agigantam monitor e impressora. Levantava os braços, numa gesticulação que me pareceu desesperada e dava grandes saltos, em cima da consola. Calçava sapatos ferrados que tiravam do plástico x sons fortes lembrando bicadas repetidas de catatua.
Não foi esta a primeira vez que me vi assediado por personagens. Acontecia-me, não raro, quando ia passear para o Jardim Constantino, depois do jantar, em certos plenilúnios. Saíam-me ao caminho por detrás das árvores e quase sempre eram mais altas e encorpadas do que eu.

Mário de Carvalho, (2000), Contos Vagabundos, Lisboa, Caminho.

Composição
Contos Vagabundos é uma colectânea de contos de Mário de Carvalho, datada de 2000, que canta as desventuras e aventuras de gente comum, os heróis do quotidiano, sem feitos valorosos nem conquistas gloriosas.

Indicações
Contos Vagabundos está indicado para os apreciadores de existências simples mas carregadas de peripécias cómicas e bem-humoradas. Observaram-se significativas melhoras em indivíduos que associam a literatura e escritos soturnos, depressivos e longos e que eram acometidos de ataques de rejeição da leitura, não podendo usufruir dos benefícios e prazer encerrados nas páginas de um livro.

Precauções
Este livro está desaconselhado a indivíduos com fixação em escritas despojadas de vocabulário rico e órfãos de fantasia. Podem verificar-se pontualmente episódios de irritação e fúria em indivíduos sem sentido de humor e obcecados pela verosimilhança na literatura. A leitura deve ser imediatamente descontinuada, se começar a procurar as personagens atrás do computador.

Posologia
Desconhecem-se efeitos de sobredosagem. Para beneficiar das potencialidades da leitura não deve descontinuá-la nunca.

Outras apresentações
Se foram observados efeitos de bem-estar com Contos Vagabundos, sugere-se uma incursão mais profunda na obra de Mário de Carvalho. Aos amantes da cidade de Lisboa recomenda-se a leitura de Casos do Beco das Sardinheiras com a maior brevidade, de forma a prolongar o efeito de bem-estar já observado com Contos Vagabundos.

Sem comentários: