quinta-feira, maio 08, 2008

Cinco livros e mais um

Por sugestão da professora Jacqueline Duarte, Coordenadora do Centro de Recursos Poeta José Fanha e também porque este meme foi aberto a quem quisesse participar, vou responder ao desafio. As regras ditam que se devam escolher cinco livros ou autores da nossa preferência e um que mereça apodrecer na estante, destino cruel para um livro.
Os meus cinco mais, por ordem aleatória:

1. Livro de Crónicas de António Lobo Antunes, um livro do qual não me posso separar e que me proporcionou e proporciona momentos de puro deleite.

2. Qualquer livro de ficção do Mia Couto. Não precisa de apresentações. Um dos mais criativos e intensos escribas da língua de Camões.

3. As Intermitências da Morte e o Memorial do Convento de José Saramago. São dois, eu sei, mas fiz uma pequena batota, optando aqui pelo autor.

4. A Substância do Amor de José Eduardo Agualusa. Crónicas com sabor a trópicos.

5. Morreste-me de José Luís Peixoto, pelas palavras sentidas sem serem lamechas, pela homenagem ao pai e por razões de coração.

E agora a parte pior para quem gosta de livros e de leituras: deixar apodrecer um na estante... Só a imagem arrepia, mas vale naturalmente pela metáfora e, assim sendo, na minha estante apodreceriam todos do Paulo Coelho.

Imagem daqui

Sem comentários: