sexta-feira, maio 23, 2008

Meu Portugal Brasileiro

Os duzentos anos da partida da corte de D. João VI para o Brasil tem sido comemorados de várias formas, tanto em Portugal como no Brasil A literatura, já se sabe, não é indiferente às efemérides. Servem também como inspiração para o nascimento de mais livros. Nós, os amantes da leitura e dos livros, agradecemos, já se sabe. Surgiram livros de história, naturalmente, mas a ficção foi também contemplada. Com publicação recente destaco Meu Portugal Brasileiro de José Jorge Letria. Confesso que ainda vou nas primeiras páginas, mas a prosa é escorreita e a história apaixonante. Deixo-vos com a sinopse do livro que consta na badana:

A bordo de uma das naus da frota que leva a família real para o Brasil, em finais de 1807, vai um jovem oficial que tudo deixa em Lisboa - família, noiva e muitos sonhos - para cumprir o seu dever de militar. Os anos que se seguem vão ser de emoção, sofrimento e permanente descoberta. Estando perto da família real, conhece as suas grandezas e misérias, mas também observa de perto o drama da escravatura.
Dessa experiência nasce um livro de memórias ficcionadas que tem o tempero forte da aventura, da intriga de corte, das amizades que nascem para durar e das paixões que o tempo não deixa morrer.
Meu Portugal Brasileiro é um livro comovido e comovente, no qual realidade e ficção se misturam numa verdadeira celebração da História e da vida que liga dois povos: um filho que o pai já perdera a esperança de conhecer, os ideais que mudam vidas inteiras, os feitiços que os escravos de origem africana sabem fazer e desfazer, as perversidades de uma rainha que nunca gostou do Brasil, as conspirações e boatos sobre a sexualidade ambígua de um rei que gosta de música e de frango assado, a personalidade única de um príncipe que se torna imperador do Brasil.
Um livro que apetece ler e reler, em Portugal ou no Brasil, porque é uma longa viagem de ida e volta ao fundo da memória de um homem que nunca desiste de sonhar e de acreditar. Uma verdadeira celebração da História e da vida que une dois povos e duas culturas.

Sem comentários: