quarta-feira, novembro 26, 2008

Receita de leitura (10)

Dose de Amostra

Encantar-te-ás com poetas até conheceres um.
Com calças de poeta, camisa de poeta e casaco
de poeta, os poetas dirigem-se ao supermercado.

As pessoas que estão sozinhas telefonam muitas vezes,
por isso, os poetas telefonam muitas vezes. Querem
falar de artigos de jornal, de fotografias ou de postais.

Nunca dês demasiado a um poeta, arrepender-te-ás.
São sempre os últimos a encontrar estacionamento
para o carro, mas quando chove não se molham,

passam entre as gotas de chuva. Não por serem
mágicos, ou por serem magros, mas por serem parvos.
A falta de sentido prático dos poetas não tem graça.

José Luís Peixoto, (2008), Gaveta de Papéis, Vila Nova de Famalicão, Quasi.

Composição
Gaveta de Papéis de José Luís Peixoto é o mais recente livro de poesia do jovem escritor. Foi galardoado com o Prémio Daniel Faria 2008 e apresenta uma composição original e inédita, como se abríssemos uma gaveta recheada de memórias, lugares e até desenhos.

Indicações
Recomenda-se a leitura de Gaveta de Papéis aos aventureiros da língua portuguesa e aos apreciadores de poesia em geral. Indivíduos ousados sentiram francas melhoras no seu estado anímico. Os amantes de poesia observaram pontualmente o êxtase da linguagem poética e o bem-estar da musa da poesia a descer sobre eles ou a sussurrar-lhe aos ouvidos.

Precauções
Indivíduos austeros e lineares podem sentir-se esporadicamente irritados com a(s) liberdade(s) poéticas do escritor. Se começar a procurar rimas e métricas deve descontinuar a leitura de imediato. Indivíduos criativos e ansiosos por experiências de leitura inovadoras podem ter ímpetos de vasculhar as suas próprias gavetas à procura da poesia oculta. Deve continuar a procurar, se for muito criativo, ou parar de imediato, caso sinta que pode ser um José Luís Peixoto. Ninguém pode.

Posologia
Desconhecem-se efeitos nocivos da leitura. Ler é um estimulante poderoso da imaginação e fantasia, tem efeitos benévolos sobre a capacidade de sorrir perante as adversidades e constitui um antídoto eficaz no combate à rotina.

Outras apresentações
Se observou melhoras com Gaveta de Papéis, aventure-se com outro livro de poesia do mesmo autor, A Criança em Ruínas, ou na prosa, de leitura igualmente gratificante. Faça o que fizer, importante é mesmo ler.

1 comentário:

fantasma disse...

Da maneira como escreves, dá vontade de ler tudo :)