quarta-feira, março 25, 2009

Receita de Leitura (13) - Especial Dia Mundial da Poesia

Dose de Amostra

À NOITE SER [MATERIAIS PARA...]

dedos quietos que crescem
pele nua
brincadeiras como o amor
pêndulo solto de sonhos
lógicas sacudidas
olhar de só-assim
modos de chegar como sementes
manobras de artesão contra o ego
desafio do «eu»
nudez de pele
de mãos
e (sob os teus olhos)
invenção de um sólido espanador de tristezas.


Ondjaki, (2009), Materiais para confecção de um espanador de tristezas, Lisboa, Caminho.


Composição
Matérias para confecção de um espanador de tristezas é o livro mais recente do jovem escritor angolano, Ondjaki, e apresenta-nos uma colectânea de poemas escritos entre 2002 e 2003, com uma imagética poderosa e aroma de paragens distantes e exóticas onde a natureza é soberana.

Indicações
Este livro está recomendado aos amantes de poesia em geral. Os apreciadores de prosa poética observaram francas melhoras com este pequeno livro. Indivíduos imaginativos e com almas nómadas sentiram um efeito redobrado de bem-estar ao viajar não só através da beleza e doçura das palavras mas também por lugares ensolarados com rios soberbos e memórias fantásticas.

Precauções
Materiais para confecção de um espanador de tristezas está altamente desaconselhado aos leitores conservadores da língua portuguesa e de formas tradicionais de poesia plenas de métricas e esquemas rimáticos. Se der por si com a pulsação acelerada e o humor alterado ao descobrir a quase ausência de rimas e uma linguagem singular deve descontinuar a leitura de imediato ou abstrair-se de que está a ler um livro de poesia. Caso o consiga, irá experimentar um alívio imediato pelo prazer da leitura sem rótulos ou géneros literários. Pontualmente registaram-se casos de indivíduos acometidos pelo desejo incontrolável de partir. Se começar a ouvir uma chuva silenciosa ou a procurar gambozinos, deixe apenas a alma voar ao encontro das paisagens do livro.

Posologia
A leitura não produz efeitos adversos. Ler faz bem às maleitas do espírito e combate a tristeza. Aproveite este Espanador para limpar as agruras que se acumulam nas estantes do dia-a-dia ou comece a confeccionar o seu próprio espanador de tristezas.

Sem comentários: