quarta-feira, setembro 29, 2010

Dentro de mim faz Sul

Além do prazer da leitura compro livros por quatro razões diferentes: pelo autor, se um autor me agrada compro tudo dele. Acontece-me sempre com Mia Couto, José Eduardo Agualusa, Mário de Carvalho, Ondjaki e mais recentemente com valter hugo mãe. António Lobo Antunes e José Saramago já fizeram parte desta lista. O primeiro saiu porque há escritores para a eternidade mas há outros que ocupam um lugar temporário, assim foi com Lobo Antunes. Continuo a ler as crónicas mas tendo em conta a infinitude de livros, resolvi pô-lo de lado e dar oportunidade a outros. José Saramago não foi obviamente uma escolha. A morte do escritor assim o ditou, talvez o maior drama para os leitores seja a morte do escritor, uma ausência irreparável na ausência de próximos livros. A segunda razão, que pode excluir esta primeira, prende-se com o título. Se o título for apelativo e se os primeiros parágrafos e outros que escolho aleatoriamente do meio do livro me agradarem é certo que, mais cedo ou mais tarde, comprarei o livro. A terceira razão é a opinião dos amigos e pessoas que considero, o mesmo critério que uso para as viagens, as opiniões selectivas de quem considero podem ser determinantes. A quarta razão tem a ver com a crítica, mas mais uma vez apenas se for feita por alguém em quem confio e não apenas mais uma língua de letras nos suplementos da especialidade.
Este último livro que comprei conciliou a primeira e a segunda razões. A primeira, o autor/escritor, Ondjaki, a segunda o título, Dentro de mim faz Sul. Não me consigo lembrar de um outro título que me tenha enchido a alma desta forma nos últimos tempos. Provavelmente porque também dentro de mim faz sempre um sul. Há um sol e um calor húmidos. Há o gemido dos coqueiros. Há sorrisos largos. Luas redondas e aromas de Verão. Há pores do sol com bruma e uma nostalgia redentora. Há mares calmos e turquesa, mares batidos e profundos. Chuvas fortes e cheiro a clorofila. Um calor húmido que nos abraça. Dentro de mim faz este sul e outros. Muitas vezes. Sempre.

2 comentários:

Pitucha disse...

Concordo contigo: que título fabuloso.
Beijos

LBarros disse...

Olá Pitucha :)
É excelente.