sexta-feira, janeiro 07, 2011

Receita de Leitura (26)

Dose de Amostra
-Acha que alguma vez poderemos passar sem carvão, petróleo e gás? — perguntou, abafando um bocejo.
Aldous ia a contornar uma rotunda gigantesca, tão grande e movimentada como um circuito de corridas, que os impelia centrifugamente para um acesso à auto-estrada, para o meio do rugido redobrado dos veículos que passavam, dos camiões do tamanho de cinco vivendas, a zunirem em fila em direcção a Bristol a cento e vinte quilómetros à hora e de todos os outros veículos em fila para os ultrapassar. Exactamente assim — quanto mais tempo poderia isto continuar? Beard, enfraquecido e frágil devido à insónia, sentiu-se diminuído. A M4 demonstrava uma paixão pela vida de que ele já não era capaz. Era a favor das estradas secundárias, trilhos para carroças, carreiros. Encolhido dentro do seu casaco Harris de tweed, ouvia Tom Aldous, que falava com a segurança de um aluno de quadro de honra a dar as respostas que pensa saber que o professor quer.
— O carvão e, mais tarde, o petróleo contribuíram para o nosso progresso, mas agora sabemos que queimar essas matérias nos vai destruir. Precisamos de um combustível diferente para não nos afundarmos. Trata-se de outra revolução industrial. E não há alternativa: o futuro é a electricidade e o hidrogénio, as únicas duas fontes de energia que sabemos serem limpas.

Ian McEwan, (2010) Solar, Lisboa, Gradiva.

Composição
Michael Beard, Prémio Nobel da Física, mulherengo inveterado, conformado na vida e inconformado com a velhice que lhe bate à porta, vê-se envolvido num projecto para combater o aquecimento global e onde a fotossíntese artificial e a energia solar surgem como caminhos a seguir. Menos solar do que as propostas que apresenta para salvar o planeta, a vida pessoal de Michael Beard proporciona-lhe situações inusitadas e espelha a complexidade das relações humanas.

Indicações
Solar é recomendado a todos os leitores e aos apreciadores de Ian McEwan em especial. O escritor não desilude com esta obra inédita de preocupações ambientais. Indivíduos preocupados com o planeta e o aquecimento global observaram sensações quase tão luminosas como o título do livro. Amantes de viagens experimentaram francas melhorias com o deambular de Michael Beard entre o gélido Árctico e o escaldante deserto do Novo México. Solar é geralmente bem tolerado pela maioria dos leitores.

Precauções
Leitores à procura de super-heróis não devem ler este livro sob pena de se desiludirem. Michael Beard está longe de ser perfeito e de incorporar a estatura moral e ética dos heróis clássicos e de se comportar de acordo com os cânones morais. Solar pode provocar sentimentos contraditórios em homens e mulheres de ciência. Foram reportados casos de ira extrema perante a alternativa pouco credível de Beard e pela forma pouco honesta como atraiçoou o jovem Tom Aldous. Noutros indivíduos observaram-se manifestações de júbilo perante a alternativa proposta.

Outras apresentações
Se gostou de Solar aventure-se e experimente outras obras deste escritor britânico: Amesterdão, Expiação, Sábado e Na Praia de Chesil. Longe das preocupações ambientais, as restantes obras versam sobre a complexidão das relações humanas e não desiludem. Ler é um bálsamo. Dirija-se à Biblioteca da nossa Escola e leia mais. Leia sempre.

1 comentário:

Sara disse...

Seria bom ler essas coisas com mais frequência, porque eu acho que isso faz um pouco de rotina distraído, eu espero que em algum momento eu posso fazer algo com isso e pode continuar a lê-lo em restaurantes em vila madalena