sexta-feira, janeiro 07, 2011

Receita de Leitura (26)

Dose de Amostra
-Acha que alguma vez poderemos passar sem carvão, petróleo e gás? — perguntou, abafando um bocejo.
Aldous ia a contornar uma rotunda gigantesca, tão grande e movimentada como um circuito de corridas, que os impelia centrifugamente para um acesso à auto-estrada, para o meio do rugido redobrado dos veículos que passavam, dos camiões do tamanho de cinco vivendas, a zunirem em fila em direcção a Bristol a cento e vinte quilómetros à hora e de todos os outros veículos em fila para os ultrapassar. Exactamente assim — quanto mais tempo poderia isto continuar? Beard, enfraquecido e frágil devido à insónia, sentiu-se diminuído. A M4 demonstrava uma paixão pela vida de que ele já não era capaz. Era a favor das estradas secundárias, trilhos para carroças, carreiros. Encolhido dentro do seu casaco Harris de tweed, ouvia Tom Aldous, que falava com a segurança de um aluno de quadro de honra a dar as respostas que pensa saber que o professor quer.
— O carvão e, mais tarde, o petróleo contribuíram para o nosso progresso, mas agora sabemos que queimar essas matérias nos vai destruir. Precisamos de um combustível diferente para não nos afundarmos. Trata-se de outra revolução industrial. E não há alternativa: o futuro é a electricidade e o hidrogénio, as únicas duas fontes de energia que sabemos serem limpas.

Ian McEwan, (2010) Solar, Lisboa, Gradiva.

Composição
Michael Beard, Prémio Nobel da Física, mulherengo inveterado, conformado na vida e inconformado com a velhice que lhe bate à porta, vê-se envolvido num projecto para combater o aquecimento global e onde a fotossíntese artificial e a energia solar surgem como caminhos a seguir. Menos solar do que as propostas que apresenta para salvar o planeta, a vida pessoal de Michael Beard proporciona-lhe situações inusitadas e espelha a complexidade das relações humanas.

Indicações
Solar é recomendado a todos os leitores e aos apreciadores de Ian McEwan em especial. O escritor não desilude com esta obra inédita de preocupações ambientais. Indivíduos preocupados com o planeta e o aquecimento global observaram sensações quase tão luminosas como o título do livro. Amantes de viagens experimentaram francas melhorias com o deambular de Michael Beard entre o gélido Árctico e o escaldante deserto do Novo México. Solar é geralmente bem tolerado pela maioria dos leitores.

Precauções
Leitores à procura de super-heróis não devem ler este livro sob pena de se desiludirem. Michael Beard está longe de ser perfeito e de incorporar a estatura moral e ética dos heróis clássicos e de se comportar de acordo com os cânones morais. Solar pode provocar sentimentos contraditórios em homens e mulheres de ciência. Foram reportados casos de ira extrema perante a alternativa pouco credível de Beard e pela forma pouco honesta como atraiçoou o jovem Tom Aldous. Noutros indivíduos observaram-se manifestações de júbilo perante a alternativa proposta.

Outras apresentações
Se gostou de Solar aventure-se e experimente outras obras deste escritor britânico: Amesterdão, Expiação, Sábado e Na Praia de Chesil. Longe das preocupações ambientais, as restantes obras versam sobre a complexidão das relações humanas e não desiludem. Ler é um bálsamo. Dirija-se à Biblioteca da nossa Escola e leia mais. Leia sempre.

quarta-feira, janeiro 05, 2011

Feliz Ano Novo

Mão grado as perspectivas menos positivas, um novo ano está aqui para fazermos dele o que bem entendermos. Como uma agenda com todas as páginas por escrever ou um caderno em branco, completemos 2011 com palavras e rabiscos de optimismo e esperança. Ergamos a cabeça para que 2011 não nos derrote.