segunda-feira, outubro 27, 2008

Receita de leitura (9)

Dose de Amostra

Devia ser proibido debochar de quem se aventura em língua estrangeira. Certa manhã, ao deixar o metro por engano numa estação azul igual à dela, com um nome semelhante à estação da casa dela, telefonei da rua e disse: aí estou chegando quase. Desconfiei na mesma hora que tinha falado besteira, porque a professora me pediu para repetir a sentença. Aí estou chegando quase... havia provavelmente algum problema com a palavra quase. Só que, em vez de apontar o erro, ela me fez repeti-lo, repeti-lo, repeti-lo, depois caiu numa gargalhada que me levou a bater o fone. Ao me ver à sua porta teve novo acesso, e quanto mais prendia o riso na boca, mais se sacudia de rir com o corpo inteiro. Disse enfim ter entendido que eu chegaria pouco a pouco, primeiro o nariz, depois uma orelha, depois um joelho, e a piada nem tinha essa graça toda. Tanto é verdade que em seguida Kriska ficou meio triste e, sem saber pedir desculpas, roçou com a ponta dos dedos meus lábios trémulos.

Chico Buarque, (2003), Budapeste, Lisboa, Dom Quixote.

Composição
Budapeste de Chico Buarque é um romance com princípios activos de efeito intenso: duas cidades, Budapeste e Rio de Janeiro, duas mulheres, Kriska e Vanda, duas línguas, português e magiar, vários livros e um escritor anónimo, José Costa ou Zsoze Kósta?

Indicações
Budapeste está indicado aos bibliófilos em geral e a amantes de livros povoados de lugares e línguas e aos apreciadores de mistério e surpresa. É muito bem tolerado por quem se envolve em leituras que não se revelam nas primeiras linhas. Indivíduos abertos a novas experiências e detentores do apelo da viagem sentiram melhorias significativas no seu estado geral. Leitores curiosos que procuram num livro aventuras e revelações e que se deixam enlear por jogos de espelhos observaram pontualmente estados de euforia.

Precauções
Desaconselha-se a leitura a indivíduos incapazes de encontrar poesia no sotaque doce do português do Brasil e a amantes de romances longos. Indivíduos interessados em conhecer Budapeste através do livro deverão lê-lo com reservas, não se trata de um guia de viagem. Caso comece a procurar nas entrelinhas o olhar cristalino de Chico Buarque ou a ouvir a sua voz melodiosa em cada frase deve descontinuar a leitura ou embarcar para o Rio de Janeiro e procurá-lo no Calçadão do Leblon para um efeito imediato.

Posologia
A leitura não possui efeitos adversos. Desconhecem-se efeitos de sobredosagem. Indivíduos que lêem são geralmente detentores de maior imunidade contra as maleitas da alma.

Outras apresentações
Se a leitura de Budapeste provocou uma franca melhoria, deve ver o DVD “Uma Palavra” para revelações surpreendentes e ouvir um trecho do livro lido pelo autor. Caso ainda não tenha lido Budapeste apresse-se, no Centro de Recursos há um exemplar à sua espera.

Sem comentários: