sexta-feira, maio 22, 2009

Receita de Leitura (15)

Dose de Amostra

de noite, a maria da graça sonhava que às portas do céu se vendiam souvenirs da vida na terra. gente de palavras garridas que chamava a sua atenção com os braços no ar, como quem tinha peixe fresco, juntava-se em redor da sua alma e despachava por bagatelas as coisas mais passíveis de suprir uma grande falta aos que morriam. os últimos charlatães, pensava ela, envergonhada até por ter de pensar depois de morta, ou talvez fosse coisa boa antes de se entrar no céu ser dada a oportunidade de levar um objecto, uma imagem materializada, algo como prova de uma vida anterior ou extrema saudade. ela pedia-lhes que a deixassem passar, ia à pressa, insistia, sabia mal o que fazer e não podia decidir nada sobre nada. seguia perplexa e não querendo arriscar a ganância de se depositar na eternidade a partir de um acto de posse. por uma compreensível angústia, ansiedade ou frenesi de ali estar tão pela primeira vez, mantinha a esperança de que talvez são pedro a esclarecesse e, com um pé lá dentro e outro ainda fora, lhe fosse possível comprar o requiem de mozart, a reprodução dos frescos de goya ou a edição francesa das raparigas em flor.


valter hugo mãe, (2008), o apocalipse dos trabalhadores, Matosinhos, QuidNovi.


Composição
o apocalipse dos trabalhadores de valter hugo mãe é o terceiro romance do jovem escritor laureado em 2007 com o Prémio Literário José Saramago. Passado em Bragança, este romance contém as existências idiossincráticas e ambivalentes de duas mulheres-a-dias, um imigrante ucraniano e um homem reformado.

Indicações
Este livro está indicado para indivíduos afoitos e aventureiros. Os apreciadores de novas formas de narrar e de usar a língua de Camões de forma criativa observaram uma mudança radical no seu humor. Foram reportados episódios pontuais de euforia em consequência da prosa talentosa e original. o apocalipse dos trabalhadores é bem tolerado por leitores com gosto pelas existências simples do quotidiano e atentos à mudança social da sociedade portuguesa.

Precauções
Indivíduos obcecados com os preceitos formais da língua devem ter acompanhamento ao penetrar no livro. A ausência de maiúsculas pode provocar fortes acessos de crítica impiedosa nos leitores de gostos mais tradicionais. Podem ocorrer episódios de fúria aos fiéis amantes de pontuações elaboradas e pungentes. Caso percorra o livro à procura de pontos de exclamação ou interrogação deve descontinuar a leitura de imediato, uma vez que eles não existem. Alguns leitores mais sensíveis não conseguiram abstrair-se das personagens, dada a densidade das mesmas. Se der consigo a querer acompanhar a maria da graça às portas do céu deve abrandar a leitura.

Posologia
o apocalipse dos trabalhadores deve ser lido ao ritmo de cada leitor. Desconhecem-se efeitos de sobredosagem de literatura. Ler é saudável.

Outras apresentações
Caso tenham sido observadas melhorias com o apocalipse dos trabalhadores recomenda-se a leitura dos outros livros do autor, o nosso reino e o remorso de baltazar serapião. Se persistirem sintomas de ansiedade por mais escritos de valter hugo mãe, aventure-se na poesia e leia folclore íntimo.

Sem comentários: