quarta-feira, abril 29, 2009

Feira do Livro de Lisboa

Amanhã, dia 30 de Abril, a Feira do Livro de Lisboa, na 79ª edição e sob o lema "Viver a Leitura", abre as suas portas ao público. O certame durará até 17 de Maio. No local de sempre, conta com algumas mudanças este ano nas datas e horários. Contrariamente ao que acontecia antes, a feira estará aberta entre as 12.30 e 20.30 horas durante a semana,entre as 12.30 e 23.00 horas à sexta-feira e vésperas de feriados e entre as 11.00 e 23.00 horas aos Sábados e entre 11.00 e 22.00 horas aos Domingos. Além de outros eventos, este ano haverá um espaço dedicado à troca de livros, "Lisboa, Encruzilhada de Livros".
Mesmo que não seja para comprar livros, a Feira do Livro vale sempre a pena e este ano com o espaço de troca de livros com o apoio do Bookcrossing ainda mais. Para os amantes de literatura brasileira, como eu, será um grande evento, uma vez que o país convidado é o Brasil. Apareçam.

sexta-feira, abril 24, 2009

Cidades com livros debaixo do braço

Ler é sempre viajar, sair de si para chegar a um outro lugar, uma travessia, uma jornada que não raras vezes nos transforma e que nos torna sempre mais ricos. E viajar é também ler. Ler os lugares por onde passamos, os rostos, os aromas e as cores. Há uma ligação estreita entre os dois e as cidades coexistem sempre com uma outra existência, aquela que paira nas páginas dos livros que as abordam e retratam. Este texto vem provar isso mesmo. Boa Leitura e óptimas viagens!

quinta-feira, abril 23, 2009

Receita de Leitura (14) - Especial Dia Mundial do Livro

Dose de Amostra


Praga, uma das mais belas capitais europeias, ultrapassada em encantos talvez só por Lisboa e, vá lá, Paris, tem uma artéria central, a Venceslau, parecidíssima com a avenida do bacalhau no Porto, antes das obras que nela perpetraram. A Venceslau tem a forma dos Aliados e o Museu Nacional Checo remata-a lá em cima, como aquele edifício, não me lembro agora o que alberga, na Invicta. A semelhança dessas artérias surpreende o turista nacional que visite Praga e já tenha ido ao Porto, ou visto postais. São mesmo parecidas!
Pois são. Mas estátuas de S. João em Praga, viste-as! E que nem uma! Em compensação, desloque-se o português através da Ponte de Carlos, aquela que é ícone da capital checa e está para a antiga capital dos austro-húngaros como a Torre de Belém para Lisboa, ou o Estádio do Dragão para o Porto, e... Aquilo é só estátuas lindas de um lado e de outro, que o turista admirará, se conseguir tirar os olhos do belo Vltava, o rio estreitinho (tipo Douro) que banha Praga, e se não se distrair a fixar as indígenas invariavelmente bem apessoadas, ou os moçoilos checos, altos e loiros, (consoante a orientação sexual do visitante) que por lá pululam.
E quem é que tem uma estátua na Ponte de Carlos, quem é? Ora bem: Santo António!

António Eça de Queiroz & António Costa Santos, (2008), Porto versus Lisboa, Lisboa, Guerra e Paz.

Composição
Porto versus Lisboa é um livro escrito a quatro mãos em que um lisboeta, António Costa Santos, e um portuense, António Eça de Queiroz, digladiam argumentos em favor de cada uma das cidades mais emblemáticas do país e que frequentemente se encontram envoltas em duelos bairristas.

Indicações
Este livro está indicado para todos os leitores sem excepção. Porto versus Lisboa está particularmente indicado para indivíduos que julgam já conhecer tudo sobre as cidades lusas. Se é amante de Lisboa não pode perder este livro. Se é um adepto fervoroso da Cidade Invicta não pode nem deve deixar passar em vão a possibilidade de se deleitar com as estórias curiosas e divertidas de ambas as cidades e escritas de forma bem-humorada e informativa.

Precauções
Porto versus Lisboa é muito bem tolerado por todos os indivíduos que mantenham acesa a curiosidade de saber mais sobre o Porto e sobre Lisboa. Alguns leitores portuenses observaram episódios esporádicos de euforia ao verem a sua cidade tão bem retratada. Os leitores lisboetas mantiveram a sua auto-estima ao ler os elogios rasgados à capital alfacinha. Indivíduos com propensão para pensamentos e atitudes bairristas devem ler o livro sem reservas, uma vez que encontrarão argumentos convincentes.

Posologia
Este livro deve ser lido ao gosto e ritmo de cada leitor. Caso seja um portuense convicto pode iniciar a leitura pelos textos em que o Porto é rei, sem prejuízo do prazer absoluto da leitura. Caso seja um alfacinha empedernido pode também começar pelo Porto para melhor entender o encanto de ambas as cidades. Recomenda-se apenas a leitura continuada para um efeito acentuado de bem-estar. Como se diz no subtítulo Nunca ninguém falou tão bem de Lisboa e do Porto. Nunca ninguém falou tão mal do Porto e de Lisboa, por isso acorra à primeira livraria e leia!

O Caderno

Numa edição conjunta da Editorial Caminho e a Fundação José Saramago, foi editado hoje, Dia Mundial do Livro, O Caderno. Este caderno reunirá os textos que José Saramago foi publicando no blogue O caderno de Saramago, entretanto fechado. Para quem gosta da acultilância do escritor pode agora reler em papel a sua opinião sobre assuntos da actualidade.

sexta-feira, abril 17, 2009

Leite Derramado (2)

Para quem, como eu, espera e desespera pelo novíssimo livro de Chico Buarque pode agora deliciar-se com este trecho do livro.


quinta-feira, abril 16, 2009

Bienal do Livro

Entre 17 e 26 deste mês de Abril realizar-se-á em Salvador, Bahia, Brasil, a 9ª Bienal do Livro. O certame conta com a presença de vários escritores, entre eles, Luiz Ruffato, Moacyr Scliar e Ruy Castro, e incluirá uma homenagem ao grande escritor baiano, Jorge Amado, e à sua mulher, a escritora Zélia Gattai. Um dos sítios onde gostaria de estar nos próximos tempos.

quarta-feira, abril 15, 2009

Soeiro Pereira Gomes

Das leituras que fiz enquanto aluna do Ensino Básico conta-se uma obra ímpar que me acompanhou ao longo destas décadas. O livro, que me chegou às mão através da minha professora de Português no sétimo ano de escolaridade, deixou-me marcas e a espaços ainda me lembro do tom soturno e profundamente triste de Esteiros, a história de um grupo de garotos que devido às dificuldades e desprotecção social ingressa muito cedo, demasiado cedo, no mundo laboral. A obra é um marco no neo-realismo português e uma denúncia das situações precárias daquele grupo de crianças e que não tiveram o tempo pleno de uma infância doce. O autor de Esteiros, Soeiro Pereira Gomes, faria ontem, dia 14 de Abril, cem anos. Aqui fica a homenagem singela.



Imagem daqui

terça-feira, abril 14, 2009

José Franco

Partiu hoje, aos 89 anos, o Mestre José Franco. Dono de um talento incomparável espalhou a alegria a todos os que visitavam e visitam a sua Aldeia Típica, no Sobreiro.


Imagem daqui